Bolos de Verão

Este verão deu-me para os bolos recheados de fruta. Ponho os dois no mesmo post porque o conceito base é o mesmo, só difere mesmo a fruta que recheia. 
A receita do bolo é um pão de ló super simples e fofo: 4 ovos, 250g de açúcar, 125g de farinha. Bate-se o açúcar com as gemas, as claras em castelo e acrescenta-se a farinha às gemas e, no fim, as claras. Impecável! Vai ao forno 30 minutos e depois é só deixar arrefecer um pouco. 
Depois vem a parte difícil...cortar o bolo a meio! Eu fico sempre com o coração acelerado quando vou fazer isto. Entro em modo samurai, super concentrada e depois corto com uma faca grande (e agora estou a ver a Filipa Gomes a fazer isto na TV com um utensílio super simples...já inventaram tudo para nos facilitar a vida!). 
Para rechear, usei pêssegos ou amoras...frutas maravilhosas de verão! Os pêssegos foram descascados e cortados em pedaços pequenos; depois levei-os ao lume com mel e canela até ficarem cozidos. Com as amoras fiz mais ou menos o mesmo tirando o mel, usei 1 colher de sopa de açúcar amarelo. Para tornar o recheio mais rico ia acrescentar um custard, mas num dia deu-me um cansaço terrível e no outro falharam-me os ovos e então usei um leite creme de pacote. Pus o leite creme por cima da fruta e pus a parte de cima do bolo por cima. Só para decorar um bocadinho de icing sugar e um pouco de fruta. 
São bolos leves e muito frescos...ideais para o verão! 

Sem comentários:

Enviar um comentário