Noite dos Namorados

Este ano, para o dia do amor decidimos estender as comemorações para a noite anterior e até ao dia seguinte...felizmente o meu horário permitiu isso tudo! A preparação começou uns dias antes com a definição da ementa e a lista das compras. No próprio dia foram algumas horas de cozinha a dois, mesmo como eu gosto! E o que saiu foi isto: 

Camarões à Oriental


Esta é uma receita cheia de sabor e com muito poucas calorias. Usei 500g de camarão congelado que descasquei e temperei com sal, pimenta, 1 colher de chá de colorau, tomilho e sumo de 1 limão. Deixei a marinar durante cerca de 1 hora. Depois coloquei os camarões numa frigideira anti-aderente sem gordura apenas com a marinada. Para molhar usei um molho com soja, azeite, lima e gengibre. 

Polvo à Transmontana


E aqui foi onde mandei o light pela janela. Escaldei um polvo em água fervente até ficar rijo e coloquei-o numa assadeira. Cobri com uma mistura que já tinha feito previamente de chouriço e toucinho fumado em pedaços, 1 tomate em cubos, 1 cebola e 1 dente de alho picados e salsa picada; toda a mistura homogeneizada com 1dl de azeite e 1,5 dl de vinho branco. Levei ao forno médio e quando estava quase pronto acrescentei-lhe batatas apenas escaldadas e deixei cozer mais uns 15 min. O polvo ficou extraordinariamente macio...acho que nunca tinha comido polvo assim. 
Depois disto já não cabia grande coisa...mas a sobremesa já estava feita, tivemos que comer nem que fosse uma parte! 

Crepes com Molho de Licor Beirão

A massa de crepes mais simples de sempre! Pus 2 ovos, 125g de farinha, 300ml de leite e 1 pitada de sal no liquidificador e já está. Depois vem a parte complicada para quem não tem todo o equipamento apropriado: fazer os crepes! E para isso contei com a ajuda preciosa do meu precioso namorado! Depois foi só fazer o molho: 25g de manteiga e 150g de açúcar ao lume com 1 casca de laranja e 1 casca de limão. Quando aloura acrescenta-se 1dl de sumo de laranja e 1.5dl de Licor Beirão. Depois é só deixar ferver para apurar e regar os crepes. Eles ficam deliciosos, mas ainda experimentámos com canela e com frutos vermelhos (em refeições diferentes!!!). 

Todo o jantar foi regado com uma bela sangria de frutos vermelhos, conversa e muito romance! Uma noite deliciosa com a melhor companhia de sempre! 

Sem comentários:

Enviar um comentário