Um simples empadão

No inverno, sabe bem um prato de comida quentinha!! Talvez por outras terras lhe chamassem comfort food...aquela que, mesmo sem ser nada de gourmet, nem nada de especial mas conforta-nos a alma, aquece-nos o espírito. Há muitos pratos que surtem este efeito em mim, mas um bom empadão é do melhor que há!!
Acho que o segredo está, acima de tudo, numa carne bem apurada e num puré saboroso. 
Para a carne, usei carne picada de vaca. Primeiro fiz um refogado com cebola e azeite e depois coloquei a carne e temperei com sal, piri-piri e alho em pó. Finalmente, coloquei cerca de meio frasco de polpa de tomate e deixei a cozinhar mexendo de vez em quando. Como não uso vinho, nem caldo knorr para cozinhar, geralmente lavo o frasco da polpa de tomate com água e coloco na panela. A carne fica com mais caldo e apura melhor, ficando com mais sabor. Para dar mais um pouco de sabor à carne acrecsentei uns pedaços de chouriço caseiro. 
Para o puré, cozi as batatas e, com a ajuda do namorado triturei-as de forma a fazer o puré. De volta ao tacho, adicionei manteiga, leite, alho em pó e uma gema de ovo para lhe dar cor. Mexi até estar fofo e homogéneo. 
Finalmente, coloquei num tabuleiro em camadas e levei ao forno coberto com queijo ralado até estar dourado. 


Sem comentários:

Enviar um comentário