Lombo de porco recheado com risotto de castanhas

Para um jantar especial, é preciso procurar dentro de nós pela inspiração. Nos jantares de todos os dias muitas vezes faço pouco esforço por fazer coisas diferentes, mas quando tenho uns dias de folga esforço-me por compensar. 
Para este jantar em particular fui inspirada por estes dias de outono deliciosos em que o frio já começa a pedir uma camisola e as árvores têm aquelas cores vibrantes, o amarelo, o vermelho, o laranja...isso tudo e tinha saudades de cozinhar com castanhas! 

Lombo de porco recheado
Um lombo de porco pode ser uma coisa extremamente fácil de cozinhar. É pratico quando o metemos no forno porque nos deixa tempo para fazer outras coisas enquanto se vai cozinhando devagar. No entanto, não devemos descurar na sua preparação porque pode tornar-se seca e desagradável. Para esta receita deixei o lombo a marinar por 24h com sal, pimenta, limão, mel e vinagre balsâmico. No dia, fiz dois orifícios a atravessar o lombo e recheei um com chouriço e outro com castanhas cozidas. Coloquei o lombo numa assadeira com margarina e reguei com mais um pouco de mel. Levei ao forno por cerca de 1 hora até estar cozinhado e faltando 15min coloquei em volta do lombo algumas castanhas e pedaços de chouriço. 

Risotto de Castanhas
Receita base de risotto...cebola picada, alho picado refogados. Arroz arbóreo e caldo da cozedura das castanhas com caldo de galinha (1.5l). Quando o arroz estava quase cozido acrescentei as castanhas cortadas em quartos. Nunca tinha visto uma receita de risotto de castanhas, mas gostei muito. 

E isto tudo acompanhado de um bom vinho?! Delicioso! 


Sem comentários:

Enviar um comentário