Lombos de Pescada no forno com Batata Doce e Bróculos

Dizem que uma dieta equilibrada tem que dar um prato com todas as cores...acho que este cumpre os requisitos! 
Coloquei as batatas ao lume com pele. Normalmente, cozo a batata doce com pele para reduzir o desperdício e facilitar a tarefa de descascar. 
Numa assadeira coloquei os lombos de pescada, temperados de sal e piri-piri, com azeite, polpa de tomate e cebola. Levei ao forno. 
Quando as batatas estavam cozidas, descasquei e cortei em pedaços e pus no forno. Normalmente, tempero a batata com um pouco de alho em pó, paprika e rego com azeite antes de voltar a pôr no forno. 
Depois cozi os bróculos e quando tirei o assado do forno acrescentei-lhe os bróculos cozidos. 
Um belíssimo e saudável almoço! 


Bife de atum com Salada de Cuscus, Tomate e Pepino

Já fiz de várias maneiras, com vários acompanhamentos....fica mais uma sugestão para degustar um bom bife de atum. 
O bife só temperado com sal e pimenta e frito na frigideira num fio de azeite e vinagre balsâmico. Só o tempo suficiente para cozinhar e não passar demais. 
Para a salada tomate e pepino em cubos misturado em cuscus...menos massa que legumes. 
E rapidamente, talvez 20 min, se tem um almoço fresco e leve mas de ricos sabores! 


Esparguete integral com Salmão Fumado e Cogumelos

Almoço rápido em formato: o que há no frigorífico? 
Havia uma embalagem de salmão fumado e foi isso mesmo. Pus a massa a cozer e em seguida cortei as 200g de salmão fumado em pedaços pequenos. Numa frigideira, salteei o salmão em azeite com alho em pó, pimenta e um fio de molho de soja. Acrescentei os cogumelos e depois cerca de 150ml de leite com 1 colher de chá de farinha maizena. Quando a massa estava cozida e o molho já estava cremoso foi só misturar e comer. Um sabor rico e pouco usual...primeiro estranha-se, depois entranha-se. Hei-de repetir! 



As Melhores Pipocas do Mundo

Para comemorar o meu regresso a estas bandas, quero fazer um post sobre um marco do meu palato: pipocas. Não vou ensinar como se fazem (até porque não sei), nem sequer me vou alongar muito sobre como são importantes na região, vou apenas deixar esta afirmação: as pipocas de S. Pedro de Moel são mesmo as melhores do mundo. 
Hoje, em particular, num dia de chuva, vento...um daqueles dias que dá a S. Pedro de Moel um charme que lhe é muito particular. Saí com o meu namorado sem rumo e acabámos lá, em busca das melhores pipocas do mundo. Chegámos antes delas, comemos as primeiras a sair, bem quentinhas. A alma aquece, a conversa alonga-se, e eis que começa o fim de semana dos namorados...

Pão de alho

Esta receita irritou-me, enervou-me, fez-me tirar do sério e gritar com o forno e comigo mesma! No fim não saiu a melhor coisa do mundo, mas também não saiu a pior... 
Há uns dias fiz uma experiência de wraps caseiros que correu mesmo mal e sobrou-me um bocado de massa. Congelei-a para a repensar depois e fazer qualquer coisa (no fundo, para não deitar fora 1kg de farinha). 
Hoje, temperei-a com sal e acrescentei-lhe fermento em pó. Deixei fermentar cerca de 30 minutos. Coloquei num tabuleiro forrado com papel de alumínio, estendi e recheei com queijo parmesão, alho em pó, oregãos e manteiga. Finalmente, enrolei  e levei ao forno. Quando estava cozido tirei e servi de um belo jantar bem regado com umas Sagres! Delicioso jantar preguiçoso de domingo com o namorado!


Pernas de pato orientais

Dias de folga dão-me tempo para ver o Jamie Oliver na tv e depois dá-me para inventar! Vi uma receita de peitos de pato feita por esse grande senhor da cozinha e resolvi aventurar-me com umas pernas. Aventurei-me com a proteína (que não me costuma correr lá muito bem!) e com especiarias que nunca tinha usado. Comprei uma mistura de especiarias orientais da Margão e um frasco de pimenta da Jamaica, espalhei-as numa tábua e acrescentei sal, noz moscada e canela. Depois de cortar a pele do pato em rede esfreguei bem nas especiarias e levei ao lume com a pele para baixo numa frigideira com um fio de azeite. Tapei e coloquei uma panela em cima da tampa para fazer peso. Deixei durante uns 5 minutos até a pele ficar bem crocante; depois virei, voltei a tapar e deixei cozinhar durante 15 minutos e acrescentei o sumo de uma lima. Já mesmo no fim acrescentei um fim de mel para balancear a acidez. Retirei e deixei repousar cerca de 5 minutos. Servi com arroz basmati. 
Não dá para imaginar o cheirinho que estava em casa! Que delícia!!!! E acompanhado de um bom vinho tinto português, não há melhor!


Medalhões de Pescada com Crosta de Coentros e Alho

Faz-se e fica bom...tira-se uma foto e mostra-se a amigos...e eles adivinham tudo o que está na travessa, até porque não é nada de tão diferente assim. O tempero de coentros e alho já é habitual em mim, e as crostas com peixe também. Mas este tinha um gostinho especial, ligeiramente diferente.
Coloquei o peixe no forno temperado com sal e paprika, com azeite, numa assadeira funda. Ao mesmo tempo pus duas batatas doces grandes a cozer com a casca. Depois, preparei a crosta misturando pão ralado com azeite, três dentes de alho e meio molho de coentros picados. Juntei uma pitada de paprika e piri-piri. Quando as batatas estavam cozidas retirei do lume e escorri. Juntei a crosta ao peixe e deixei a assar enquanto queimava as pontas dos dedos a descascar as batatas. 
Finalmente, juntei as batatas ao assado, polvilhei com paprika e um fio de azeite. Deixei o tempo suficiente para corar e retirei do forno. 
Na verdade, achei que tinhas batatas a mais mas acabou por ser bom porque quando tirei o assado do forno o peixe ainda não estava completamente cozinhado. Deu para ir petiscando umas batatas com aquele molho enquanto acabava de assar!!!