Esparguete integral com Salmão Fumado e Cogumelos

Almoço rápido em formato: o que há no frigorífico? 
Havia uma embalagem de salmão fumado e foi isso mesmo. Pus a massa a cozer e em seguida cortei as 200g de salmão fumado em pedaços pequenos. Numa frigideira, salteei o salmão em azeite com alho em pó, pimenta e um fio de molho de soja. Acrescentei os cogumelos e depois cerca de 150ml de leite com 1 colher de chá de farinha maizena. Quando a massa estava cozida e o molho já estava cremoso foi só misturar e comer. Um sabor rico e pouco usual...primeiro estranha-se, depois entranha-se. Hei-de repetir! 



As Melhores Pipocas do Mundo

Para comemorar o meu regresso a estas bandas, quero fazer um post sobre um marco do meu palato: pipocas. Não vou ensinar como se fazem (até porque não sei), nem sequer me vou alongar muito sobre como são importantes na região, vou apenas deixar esta afirmação: as pipocas de S. Pedro de Moel são mesmo as melhores do mundo. 
Hoje, em particular, num dia de chuva, vento...um daqueles dias que dá a S. Pedro de Moel um charme que lhe é muito particular. Saí com o meu namorado sem rumo e acabámos lá, em busca das melhores pipocas do mundo. Chegámos antes delas, comemos as primeiras a sair, bem quentinhas. A alma aquece, a conversa alonga-se, e eis que começa o fim de semana dos namorados...

Pão de alho

Esta receita irritou-me, enervou-me, fez-me tirar do sério e gritar com o forno e comigo mesma! No fim não saiu a melhor coisa do mundo, mas também não saiu a pior... 
Há uns dias fiz uma experiência de wraps caseiros que correu mesmo mal e sobrou-me um bocado de massa. Congelei-a para a repensar depois e fazer qualquer coisa (no fundo, para não deitar fora 1kg de farinha). 
Hoje, temperei-a com sal e acrescentei-lhe fermento em pó. Deixei fermentar cerca de 30 minutos. Coloquei num tabuleiro forrado com papel de alumínio, estendi e recheei com queijo parmesão, alho em pó, oregãos e manteiga. Finalmente, enrolei  e levei ao forno. Quando estava cozido tirei e servi de um belo jantar bem regado com umas Sagres! Delicioso jantar preguiçoso de domingo com o namorado!


Pernas de pato orientais

Dias de folga dão-me tempo para ver o Jamie Oliver na tv e depois dá-me para inventar! Vi uma receita de peitos de pato feita por esse grande senhor da cozinha e resolvi aventurar-me com umas pernas. Aventurei-me com a proteína (que não me costuma correr lá muito bem!) e com especiarias que nunca tinha usado. Comprei uma mistura de especiarias orientais da Margão e um frasco de pimenta da Jamaica, espalhei-as numa tábua e acrescentei sal, noz moscada e canela. Depois de cortar a pele do pato em rede esfreguei bem nas especiarias e levei ao lume com a pele para baixo numa frigideira com um fio de azeite. Tapei e coloquei uma panela em cima da tampa para fazer peso. Deixei durante uns 5 minutos até a pele ficar bem crocante; depois virei, voltei a tapar e deixei cozinhar durante 15 minutos e acrescentei o sumo de uma lima. Já mesmo no fim acrescentei um fim de mel para balancear a acidez. Retirei e deixei repousar cerca de 5 minutos. Servi com arroz basmati. 
Não dá para imaginar o cheirinho que estava em casa! Que delícia!!!! E acompanhado de um bom vinho tinto português, não há melhor!


Medalhões de Pescada com Crosta de Coentros e Alho

Faz-se e fica bom...tira-se uma foto e mostra-se a amigos...e eles adivinham tudo o que está na travessa, até porque não é nada de tão diferente assim. O tempero de coentros e alho já é habitual em mim, e as crostas com peixe também. Mas este tinha um gostinho especial, ligeiramente diferente.
Coloquei o peixe no forno temperado com sal e paprika, com azeite, numa assadeira funda. Ao mesmo tempo pus duas batatas doces grandes a cozer com a casca. Depois, preparei a crosta misturando pão ralado com azeite, três dentes de alho e meio molho de coentros picados. Juntei uma pitada de paprika e piri-piri. Quando as batatas estavam cozidas retirei do lume e escorri. Juntei a crosta ao peixe e deixei a assar enquanto queimava as pontas dos dedos a descascar as batatas. 
Finalmente, juntei as batatas ao assado, polvilhei com paprika e um fio de azeite. Deixei o tempo suficiente para corar e retirei do forno. 
Na verdade, achei que tinhas batatas a mais mas acabou por ser bom porque quando tirei o assado do forno o peixe ainda não estava completamente cozinhado. Deu para ir petiscando umas batatas com aquele molho enquanto acabava de assar!!! 


Lombos de Pescada com Cuscus de Legumes

Para um almoço de peixe que não sabe demasiado a peixe esta pode ser uma alternativa. 
Para o peixe, basta marinar em limão e temperar com sal e pimenta. Depois é só fritar num pouco de azeite. 
Para o cusucus, refoguei cebola, alho e gengibre e azeite. Acrescentei meio pimento e 1 tomate cortados em cubos e meia lata de milho doce. Quando os legumes já estavam amolecidos acrescentei o cuscus e água até cobrir. Depois temperei com sal e uma pitada de açafrão para dar cor. Cerca de 10 min depois está pronto! 
O sabor do limão no peixe combina bem com o gengibre. E lá está um maravilhoso almoço de verão! 


Batatas à Bolonhesa

Esta receita partiu da seguinte premissa: "Apetece-me algo com batata doce e carne picada". A primeira ideia foi fazer um empadão diferente, mas também não era bem isso...fui pesquisar neste grande mundo da internet e encontrei algo parecido com isto. 
Para a carne fiz um refogado com cebola e tomate, temperei com sal, paprika e ervas de provence. Para as batatas, foi preciso descascar e cortar em rodelas finas e pôr a cozer. 
Finalmente, fiz uma camada de batatas num tabuleiro de ir ao forno coloquei a carne por cima e fiz uma segunda camada de batatas. Por cima das batatas um pouco de queijo ralado e ervas de provence. Foi ao forno para alourar e gratinar. E lá estava o jantar que apetecia!