Mostrar mensagens com a etiqueta Peixe. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Peixe. Mostrar todas as mensagens

Açorda de tintureira e farrapos de ovo


Para uma refeição diferente, saborosa e aromática...esta é a receita ideal! Cozinhada inteiramente com ingredientes frescos e tipicamente portugueses, confesso que me sinto afortunada por ter encontrado a receita. Foi lá por uma das minha revistas...creio que a do Pingo Doce. 
E então, cozi 3 postas de tintureira com sal e 2 folhas de louro. Enquanto o peixe cozia cortei um pão saloio em fatias muito finas, acrescentei-lhe 2 tomates cortados em cubos, 4 dentes de alho, azeite e meio molho de coentros bem picados. Quando o peixe já estava cozido filtrei a água e acrescentei-lhe 2 ovos batidos e mexi para produzir os farrapos. Entretanto desfiz o peixe e acrescentei-o à açorda. Finalmente reguei com a água e o ovo. 
Fica mesmo bom...só uma recomendação, façam para o almoço e não para o jantar. É um pouco pesado!



Salmão com Molho de Marisco

A semana passada ocorreu-me que precisava de uma nova fornada de ideias para a cozinha...fui a uma loja e comprei duas revistas recheadas de receitas. E comecei logo a experimentar. Como sempre, nada sai exatamente como na revista, especialmente porque nunca faço exatamente o que eles dizem! Por isso, transformei uma receita de rolinhos de pescada com molho de camarão nisto que eu fiz...aproveitei a ideia geral do molho! 
Fritei os lombos de salmão, temperados com sal e pimenta em azeite e reservei. Depois, no mesmo azeite, fritei os camarões e reservei-os. Finalmente, e ainda ao mesmo azeite acrescentei uma colher de sopa de pó de sopa instantânea de marisco, 1 dl de água e 100ml de leite com 1 colher de sopa de maizena (para evitar as natas). Deixei que engrossasse e servi. A decoração ocorreu-me no momento, mas acho que deu um toque muito engraçado a esta receita tão simples. O acompanhamento era um simples arroz branco. Et voilá! Um belíssimo jantar a dois! 



Pescada com Ananás com Molho de Caril

Decidi experimentar uma versão frutada de um caril de peixe. Peguei em filetes e enrolei-os em pedaços de ananás, com o que sobrou da lata complementei o molho de que já falei aqui no blog. 
A fruta corta a intensidade de picante do caril, deixando lá todo o seu sabor. O molho fica ligeiramente mais adocicado, para quem não goste de sabores tão fortes. 
Acompanhado e cuscus, foi um excelente jantar! 


Salmão com Molho de Cogumelos

Havia peixe no congelador e era preciso encontrar uma forma de o cozinhar...procurei pela internet, pelo fórum petiscos e encontrei um monte de sugestões diferentes e juntei todas numa! Fritei o salmão apenas em azeite, depois de o ter temperado com alho, limão e lima, sal, pimenta e tomilho. Quando o peixe já estava cozinhado retirei-o e cozinhei os cogumelos no azeite e na marinada do peixe. Depois de os cogumelos já estarem aromatizados coloquei novamente o peixe ao lume apenas para harmonizar o parto. 
Acompanhei com batatas doces fritas...da inteira responsabilidade do meu namorado! Deliciosas! Para mim, a batata doce frita precisa de um pouco de sal, para não sentir que estou a comer a sobremesa durante o primeiro prato. Estas levaram também um pouco de tomilho. 





Bacalhau assado com Batata doce e castanhas

Mesmo para quem não é particular apreciador, às vezes apetece um prato de bacalhau. Sendo portuguesa, isso até acontece com uma frequência considerável. 
E porque estamos no outono (já com cheiro a inverno, mas ainda outono), este é um prato bastante outonal! A batata doce e a castanha têm sabores densos, e assadas, transmitem um calor que é sempre agradável nestes dias frios. 
Para este prato assei então o bacalhau da forma mais tradicional: alho, azeite e sal. Ao colocar o bacalhau no forno, passei a preparar as batatas. Descasquei-as e cortei-as em quartos e cozi-as, juntamente com duas mãos cheias de castanhas congeladas e um pouco de sal. 
Quando o bacalhau já estava meio cozido acrescentei as batatas e as castanhas e deixei assar até ficarem bem douradas. 
Um prato delicioso e quentinho! Excelente para um jantar de outono! 




Pescada escondida

Já não é nada de novo...cá vai mais uma sugestão para quem quer comer peixe (ou tem que comer!), mas não gosta particularmente! 
Desta vez, usei filetes de pescada e escondi-os num molho béchamel (só com leite e um pouco de maisena), com alho francês. Antes de assar o peixe no forno temperei-o com sumo e raspa de lima, sal e pimenta, já na assadeira com azeite. Depois levei o peixe ao forno para que assasse enquanto preparava o béchamel. Para isso, primeiro cortei o alho francês em rodelas finas e depois fritei-o em azeite até que ficasse tenro. Depois polvilhei-o com maisena, coloquei leite e deixei engrossar. Temperei apenas com um pouco de sal e noz moscada. 
Para as batatas, fiz o normal...cortei em cubos e cozi. Depois coloquei na assadeira quando o peixe estava quase pronto (ao mesmo tempo que o molho), e reguei com um fio de óleo e alho em pó. 
E pronto, mais uma invenção cujo conceito é tem que se comer peixe de vez em quando senão vem o papão e faz-nos mal!!! Mas uma refeição prazerosa! 




Cannelloni de pescada e grelos

Mais uma maneira inventiva de comer peixe, sem que seja só mesmo peixe. A receita original é da Teleculinária, mas à falta de todos os ingredientes no frigorífico saiu algo um pouco diferente. 
Então o conceito é rechear a massa com uma mistura de grelos e pescada, com mais algumas coisa...diga-se um refogado de cebola e alho, um pouco de tomate pelado em cubos. Depois usei cerca de 3 filetes por pessoa e usei grelos congelados por achar que para este parto não se justificava o trabalho de arranjar todo um molho de grelos. 
 A mistura fica boa só por si, mas depois de estar a rechear a massa e com um pouco de bechamel por cima, constitui uma bela refeição! 




Salmão com cobertura de maçã caramelizada em mel e vinagre balsâmico

Tinha um lombos de salmão no congelador já algum tempo...então resolvi fazer isto! Fritei o salmão temperado com sal, pimenta e alho em pó. Depois, e ainda com o peixe na frigideira juntei mel e vinagre balsâmico e deixei acabar de cozinhar. 
Ainda antes de começar a cozinhar o peixe tinha cortado duas maçãs pequenas em cubos e tinha picado meia cebola e depois de retirar o peixe do lume juntei isto ao molho. Deixei fritar um pouco depois juntei água e deixei cozinhar a maçã. 
Apetecia-me uma refeição com sabores complexos e texturas distintas. A maçã ficou suave e a contrastar com a textura mas dura do peixe. E o sabor era bastante complexo. E bom! 
Acompanhei com um simples arroz basmati e soube-me mesmo bem!! É uma coisa meia arraçada de gourmet, mas bastante simples de fazer e obtém-se um resultado satisfatório. 


Tamboril em cama de puré de batata e espinafres

Em mais uma das minhas extensas incursões por revistas de culinária encontrei esta receita. Já a tinha experimentado, mas ainda não tinha partilhado e já não é exatamente como a receita original...claro! 
Primeiro fiz o puré de batata. Mas daquele feito com batatas a sério! Costumo finalizar o puré com manteiga, noz moscada e pimenta...ontem acrescentei também um pouco de alho em pó para lhe dar um sabor extra. Também queria que combinasse com os espinafres, que depois de cozidos foram salteados em azeite e alho. 
A preparação do peixe é fácil. A primeira vez que fiz esta receita descobri que já se vende tamboril congelado e cortado em cubos. Depois de estar descongelado, o peixe é cozinhado num refogado de azeite e cebola cortada em rodelas e em tomate cortado em pedaços. 
No fim de todos os elementos estarem cozinhados basta apenas fazer a apresentação do prato e colocar no forno apenas por uns minutos. 
Et voilá! Um almoço que deu algum trabalho e sujou muita loiça, mas que deu para relaxar a mente! 


Bacalhau Primavera

Hoje acordei cedo a ouvir a chuva a bater na janela, e eu estava quentinha na cama e olhei para o lado e vi o meu amor e inspiração para todos os meus cozinhados e pensei que já sentia mesmo falta deste tempo. 
Depois saí, e estava uma temperatura estranha e vento e molhei-me e lembrei-me que em todas as estações há lados negativos. Então, apeteceu-me trazer um pouco de primavera para este outono. Na verdade, já estava pensado fazer esta receita, isto tudo só tornou a escolha mais adequada. 
O bacalhau foi cozido em água com sal e um ramo de coentros. Depois desfiado para envolver em cebolas, alho e cenouras raladas e coentros picados refogados em azeite. Envolvi batata palha e um molho bechamel feito com leite e maisena. 
Depois de tudo envolvido vai ao forno polvilhado com pão ralado e retira-se quando já está douradinho. 
É um prato quentinho para um dia chuvoso, mas tem sabor e cor de prato primaveril!


Salmão com molho de Cogumelos

E esta é também uma reedição de várias receitas de salmão que já aqui tenho colocado. Apetece sempre qualquer coisa de diferente e desta vez o acaso favoreceu a diferença. Andava às compras e encontrei uns cogumelos frescos bastante baratos. Quando cheguei a casa arranjei-os e cortei-os em quartos. Fritei dois lombos de salmão temperados com sal e pimenta. Depois de cozinhados retirei-os do lume e fiz um molho rápido com os cogumelos e umas natas. Não é lá muito saudável, mas ficou delicioso! Acompanhado de um discreto, mas muito aromático arroz basmati faz um jantar rápido, prático e muito bom! 




Bubbling with ideas!

Naqueles dias em que o trabalho é longo demais, muitas vezes falta a inspiração para quase tudo. A inspiração para cozinhar, para mim, é das primeiras a desaparecer...conceptualizar o que se vai fazer torna-se uma tarefa complicada e acaba invariavelmente com  pergunta: "Amor, o que vamos fazer para o comer??". E quando se juntam duas cabeças a pensar lá se pensa em alguma coisa...
Mas depois vêm os dias de descanso,e  parece que toda a inspiração volta! Só o facto de o despertador não tocar antes das 7 e de nos podermos demorar um pouco mais na cama e no sossego permitindo o descanso do corpo e da mente faz borbulhar as ideias. 
Hoje fui para a cozinha ao som de Simon & Garfunkel e ao som desta música de melodias leves e mensagens fortes tentei produzir um prato de peixe que da mesma forma fosse leve, porque é Verão, mas de marcas fortes. Saiu então um prato de lombos de salmão com aveludado de lima, acompanhado de um simples arroz basmati aromatizado com lima. Parece complexo??! Nada! Mais uma vez, os lombos só fritos em bom azeite português depois de temperados com sal, pimenta e alho em pó e depois reservados para fazer o molho. Usando a gordura onde havia sido frito o peixe, juntei um pouco de manteiga e o sumo de uma lima e deixei apurar um pouco. Depois juntei um pacote de natas e liguei o molho com um pouco de leite e maizena. 
Ao servir reguei o salmão com o molho e polvilhei com umas raspas de lima que dão em cada dentada uma mão cheia do seu sabor cítrico. 
Foi usada a palavra delicioso para descrever o almoço e o sorriso na minha cara não podia ser maior! 

Pota à minha Moda

Vou começar este post por explicar o seu final...vão encontrá-lo categorizado como "Peixe", e passo a explicar que, para mim, são coisas que vêm do mar. Eu sei que do mar podem vir peixes, moluscos, bivalves e outras coisas mas para simplificar irá entrar tudo na mesma categoria. 
Passando agora a esta experiência em particular, foi uma pequena invenção muito baseada na tradicional salada de polvo. Tinha tentáculos de pota para fazer e resolvi prepará-los para o almoço de ontem. Cozi a pota (temperada com sal e com alguns cravinhos da índia para dar sabor) e cozi algumas batatas cortadas em cubos. Há que dizer que preparar pota, ou polvo, é sempre um trabalho de paciência porque demora sempre pelo menos uma hora até estar tenro o suficiente para comer. 
Passada essa hora a ouvir boa música e a dançar de forma ridícula pela cozinha enquanto picava uma cebola e uns dentes de alho, cortei a pota em rodelas e juntei-a aos restantes ingredientes. Reguei abundantemente com azeite e foi aí que percebi que aquilo não estaria muito balanceado, ia ficar demasiado forte com tanta cebola e alho. Então, lembrei-me que havia pimento no frigorífico e cortei meio pimento verde em pedaços pequenos para um toque de sabor fresco e de alguma cor! E lá foi tudo para dentro do forno só para apurar sabores e ganhar aquela textura crocante. 
Só uma nota: nunca tentei temperar uma coisa destas com sal refinado só porque se acabou o grosso...não tenham preguiça e vão à loja! Eu fui e depois tivemos que temperar no prato! 



Para quem não gosta particularmente de peixe...

Quem me conhece sabe que não sou uma particular fã de peixe...gosto de sardinha assada e de bacalhau, mas mesmo esse não é de todas as maneiras. Os restantes peixes como, mas têm que ser muito bem disfarçados. 
Ontem ocorreu-me uma nova forma de disfarçar peixe. Naturalmente, a ideia de fazer peixe não foi minha. Mas o meu namorado ajuda-me sempre a decidir o que vai ser o comer e apetecia-lhe (e ainda bem que lhe apetece peixe de vez em quando senão eu só comia no trabalho quando não tenho outra alternativa!). Comprámos lombos de salmão. E então ocorreu-me que seria engraçado fritá-los num fio de azeite e fazê-los acompanhar de um molho de alho francês e bacon. E foi assim que fiz! Fritei os lombos de salmão como o Gordon Ramsay ensina: um pouco de azeite bem quente e depois colocar os lombos, esperar que estejam cozinhados até metade para virar e deixar cozinhar a totalidade da espessura. O peixe fica frito por fora, mas suculento por dentro. 
Depois retirei o salmão e no mesmo azeite fritei 100g de bacon cortado em cubos e quando já estavam crocantes coloquei o alho francês cortado em rodelas bem finas. Acrescentei só um pouco de água e de leite e deixei cozinhar o alho francês. Coloquei o molho sobre os lombos e acompanhei com arroz basmati. Ficou assim: 


Eu que não gosto particularmente de peixe, adorei! 

Pescada Escondida em Broa

Para quem não gosta de peixe, mas tem a noção de que faz parte comê-lo de vez em quando, as formas de o cozinhar são muito importantes. É essencial que o peixe esteja lá, mas que se disfarce ao máximo aquele sabor a....peixe...
Hoje escondi uns medalhões de pescada numa crocante crosta de broa. E é tão simples! Os medalhões vão ao forno com azeite, sal e pimenta. Depois triturei meia broa e misturei coentros e alhos também picados (a quantidade depende da intensidade do sabor que se pretende obter). Por fim, tempera-se com tomilho e oregãos e bastante azeite. Assim que o peixe estiver cozinhado até meio cobre-se com a broa e deixa-se cozinhar até ficar crocante. 
No fim pode-se esperar um jantar agradável...e um bocadinho de mau hálito. Enfim, lavam-se os dentes e passa!