Mostrar mensagens com a etiqueta Carne. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Carne. Mostrar todas as mensagens

Couves de Bruxelas com Bacon e Queijo Cheddar

Há imenso tempo que andava para experimentar o queijo cheddar na cozinha. Há pouco tempo comprei uma barra e experimentei-o com várias coisas, uma das quais este acompanhamento. 
Tinha bifes para fazer e couves de bruxelas frescas que tinha comprado. A couve de bruxelas é um daqueles legumes de que nem toda a gente gosta e neste caso nem eu, nem o meu namorado gostamos particularmente. Comprei apenas porque são bastante saudáveis e queria procurar alguma forma diferente de as cozinhar. 
Então, cozi as couves e depois salteei-as com umas tirinhas de bacon e o queijo em cubos. Para terminar escalfei uns ovos e fiz esta espécie de bitoque verde. 
É verdade que continuam a ser couves de bruxelas, mas assim são muito melhores!! 


Coxas de Frango com Batata Doce e Coentros

Nos dias especiais é bom fazermos faustosas refeições que devem ser memoráveis no palato...mas em todos os dias devemos esforçar-nos por fazer coisas deliciosas em que comam os olhos e o nariz tanto como a boca. 
Aqui deixo o exemplo de um jantar simples de semana em que, com ingredientes simples se conseguiu um bom resultado. 
Para a proteína principal usei perninhas de frango. Todas alinhadas num pirex foram ao forno com azeite e temperadas com sal, pimenta e alho em pó. 
Para o acompanhamento usei uma receita da Teleculinária. Batata doce com coentros e laranja. A batata doce foi cozida com a casca e depois cortada em cubos pequenos. Rega-se com azeite e o sumo de uma laranja e mistura-se com coentros picados. 
Uma refeição colorida, perfumada e de sabor rico...uma refeição de todos os dias. 


Noodles com Porco Agridoce

Mais uma experiência a oriente, desta vez uma coisa que há muito me andava a apetecer: porco agridoce! Infelizmente, na minha zona tem havido uma seca de bons restaurantes chineses. Assim sendo, tenho que ir tentando fazer algumas destas coisinhas em casa. 
Optei por não fazer o tradicional porco agridoce para evitar o frito, então usei uma receita de molho agridoce em que cozinhei porco em pedaços e a que juntei noodles já cozidos. Fritei o porco em azeite, temperado só com sal e um pouco de pimenta. Quando o porco já estava quase cozinhado acrescentei-lhe 4 fatias de ananás de conserva cortadas em pedaços pequenos. para o molho, juntei numa tigela 2 colheres de maizena, 4 colheres de água, 4 colheres da calda de ananás, 2 colheres de vinagre, 3 colheres de açúcar amarelo, 1 pitada de sal, 2 colheres de molho de soja e 2 colheres de polpa de tomate. No fim de estar tudo bem misturado e homogeneizado juntei ao porco e deixei cozinhar. O molho engrossa rapidamente. Finalmente envolvi a massa no preparado e depois foi só comer. 
Não é autêntico, mas deu para matar as saudades que tinha de comida chinesa!!! 


Borrego assado no forno com Batata doce e Castanhas

Este prato nasceu de um daqueles momentos em que se impõe a pergunta: "O que há no congelador???". Neste caso a resposta foi, "Olha, há aqui um bocado de borrego!". Vamos pôr a descongelar e logo se vê...eram várias tiras de costela de borrego e foram direitinhas para o forno! Foram temperadas com sal, alho em pó e tomilho. E colocadas em cima de uma boa dose de azeite. 
Passado pouco tempo de estarem no forno já a casa estava repleta do perfume do borrego assado. Sinal de que o almoço estava quase pronto e de que até parecia estar bom. Na verdade, a carne era quase tanta como os ossos, o que deixava alguma desconfiança quanto ao resultado final.
Para acompanhar, cozi batata doce e as últimas castanhas congeladas que sobravam no pacote. Foram também ao forno com azeite e alho, só mesmo para alourar. 
Apesar das desconfianças correu tudo bem e o perfume que enchia a casa condizia com o sabor do que estava no prato! A repetir!  

Um simples empadão

No inverno, sabe bem um prato de comida quentinha!! Talvez por outras terras lhe chamassem comfort food...aquela que, mesmo sem ser nada de gourmet, nem nada de especial mas conforta-nos a alma, aquece-nos o espírito. Há muitos pratos que surtem este efeito em mim, mas um bom empadão é do melhor que há!!
Acho que o segredo está, acima de tudo, numa carne bem apurada e num puré saboroso. 
Para a carne, usei carne picada de vaca. Primeiro fiz um refogado com cebola e azeite e depois coloquei a carne e temperei com sal, piri-piri e alho em pó. Finalmente, coloquei cerca de meio frasco de polpa de tomate e deixei a cozinhar mexendo de vez em quando. Como não uso vinho, nem caldo knorr para cozinhar, geralmente lavo o frasco da polpa de tomate com água e coloco na panela. A carne fica com mais caldo e apura melhor, ficando com mais sabor. Para dar mais um pouco de sabor à carne acrecsentei uns pedaços de chouriço caseiro. 
Para o puré, cozi as batatas e, com a ajuda do namorado triturei-as de forma a fazer o puré. De volta ao tacho, adicionei manteiga, leite, alho em pó e uma gema de ovo para lhe dar cor. Mexi até estar fofo e homogéneo. 
Finalmente, coloquei num tabuleiro em camadas e levei ao forno coberto com queijo ralado até estar dourado. 


Frango à Parmegiana

E quem disse que peito de frango tinha que ser uma coisa sem sabor?? Não sei quem foi, mas de certeza que nunca provou este prato! 
Tudo começa com o peito de frango temperado apenas com sal. Passa-se por farinha, ovo batido com leite e pão ralado com queijo parmesão. Os bifes são fritos em óleo bem quente e colocados num tabuleiro de ir ao forno coberto com azeite. Após fritar os bifes basta cobri-los com molho de tomate (eu faço com polpa de tomate e cebola refogada em azeite, temperado com um pouco de piri-piri e aromatizado com oregãos) e uma boa camada de queijo parmesão. Depois basta levar os bifes ao forno até o queijo estar derretido e começar a alourar. 
Servi acompanhado de esparguete. E ficou assim! 


Peito de pato com molho de tangerina

Para um jantar diferente, sabores invulgares. Há muito que ando em busca de carnes diferentes, mas nem sempre são fáceis de encontrar...cavalo, javali, veado só se encontra congelado e em peças que dão para alimentar uma família inteira durante dias. O peito de pato, é mais frequente de se encontrar ainda que seja congelado e acaba por ser um sabor diferente da mesma maneira. 
E para complementar a diferença do sabor da carne o molho de tangerina. A receita reza o seguinte: marinar o pato com vinho, tomilho e sal durante cerca de 20 min (eu deixei cerca de 1 hora). Depois, assar o pato com a marinada e uma chávena de sumo de tangerina por cerca de 30 minutos. Quando o pato estiver cozinhado, bem assado por fora e ainda um pouco rosado por dentro, deve filtrar-se o molho e acrescentar-lhe mais meia chávena de sumo de tangerina e 2 colheres de chá de maizena já diluída numa pequena quantidade de água. Deve manter-se o pato quente enquanto se leva o molho a engrossar. 
Acompanhei com arroz de açafrão e gengibre. 
Para ser sincera, talvez por as tangerinas serem muito doces faltou um toque mais cítrico ao prato. Para a próxima hei-de tentar um pouco de limão ou lima para dar mais dimensão de sabor. 



Bife de vaca com Cogumelos guisados

Para este prato, a estrela da companhia são os cogumelos...frescos e laminados para depois guisar. Há algum tempo que havia um plano para a realização deste prato...e desta é que foi! E a concepção foi tanta para sair uma coisa tão simples..o guisado levou apenas os cogumelos, 1 cebola picada, azeite, alho em pó e piri-piri e polpa de tomate. Fiz um refogado e deixei os cogumelos cozinhar e apurar. Saiu uma espécie de sopa de tomate com cogumelos...picante!!!!
Depois foi só fritar os bifes de vaca temperados apenas com um pouco de sal e pimenta. 
Depois de muita concepção só consigo concluir que vou voltar ao pensamento para conseguir fazer aquilo que realmente pretendia...mas valeu esta tentativa! 


Salsicha alemã grelhada com salada quente de cogumelos e beterraba

Este é um jantar que não tem nada de extraordinário...mas acabou por ser bastante bom! Creio que comer salsichas se tornou um coisa vulgar, aquilo que se faz para uma pressa...mas uma boa salsicha alemã pode ser quase uma experiência gourmet! Então grelhámos as salsichas até ficarem bem crocantes por fora. 
Para acompanhar, uma salada quente! Comprei cogumelos frescos que eram bastante pequenos, então laminei-os e juntei-lhes uma beterraba cortada em cubos. Antes tinha apenas picado pouca cebola e juntado a azeite já quente, deixei os cogumelos cozinharem neste refogado e depois de acrescentar a beterraba temperei esta salada com vinagre balsâmico! 
Para um pouco mais de substância acabámos por aproveitar o arroz de caril do almoço, que não ficou a destoar. 


Costeletas de borrego grelhadas com arroz de caril

O borrego é uma carne difícil de cozinhar...tem um sabor forte que desagrada a muita gente, mas há muitas maneiras de o transformar num sabor perfumado e delicioso!
Aqui pretendia transformar umas simples costeletas grelhadas em algo mais! Deixei-as então a marinar com sal, pimenta, azeite, alho em pó, alecrim e mel por cerca de uma hora. Depois foi só grelhá-las...ou melhor, foi só o meu namorado grelhar, porque eu não me relaciono muito bem com grelhadores e ele tem uma perícia fantástica para deixar a carne naquele ponto em que fica suculenta! 
Enquanto a carne estava a grelhar tinha em mente fazer um simples arroz basmati, mas a pedido especial acabei por fazer este arroz de caril....o mesmo arroz basmati cozido em água abundante ao qual acrescentei uma colher de sopa de caril e uma de açafrão! 



Lombo de porco recheado com risotto de castanhas

Para um jantar especial, é preciso procurar dentro de nós pela inspiração. Nos jantares de todos os dias muitas vezes faço pouco esforço por fazer coisas diferentes, mas quando tenho uns dias de folga esforço-me por compensar. 
Para este jantar em particular fui inspirada por estes dias de outono deliciosos em que o frio já começa a pedir uma camisola e as árvores têm aquelas cores vibrantes, o amarelo, o vermelho, o laranja...isso tudo e tinha saudades de cozinhar com castanhas! 

Lombo de porco recheado
Um lombo de porco pode ser uma coisa extremamente fácil de cozinhar. É pratico quando o metemos no forno porque nos deixa tempo para fazer outras coisas enquanto se vai cozinhando devagar. No entanto, não devemos descurar na sua preparação porque pode tornar-se seca e desagradável. Para esta receita deixei o lombo a marinar por 24h com sal, pimenta, limão, mel e vinagre balsâmico. No dia, fiz dois orifícios a atravessar o lombo e recheei um com chouriço e outro com castanhas cozidas. Coloquei o lombo numa assadeira com margarina e reguei com mais um pouco de mel. Levei ao forno por cerca de 1 hora até estar cozinhado e faltando 15min coloquei em volta do lombo algumas castanhas e pedaços de chouriço. 

Risotto de Castanhas
Receita base de risotto...cebola picada, alho picado refogados. Arroz arbóreo e caldo da cozedura das castanhas com caldo de galinha (1.5l). Quando o arroz estava quase cozido acrescentei as castanhas cortadas em quartos. Nunca tinha visto uma receita de risotto de castanhas, mas gostei muito. 

E isto tudo acompanhado de um bom vinho?! Delicioso! 


Terra-mar reinventado

Na zona onde vivo é bastante comum ver os sabores da terra e do mar combinados numa única de travessa...mariscos e carne grelhados a compor uma união perfeita de sabores. Coisa que também sai muito cara em quase todos os restaurantes da região. 
Decidi reinventar este prato e fazê-lo de uma forma só minha, para um jantar a dois. Saiu então bife de vaca com risotto de camarão. 
A grande ciência disto era fazer o risotto...óbvio! Depois de ler algumas receitas fiz uma coisa inteiramente à minha maneira. Usei miolo de camarão congelado e optei por cozê-lo na água que serviria de caldo para o risotto, com um pouco de caldo de camarão da knorr. Depois do camarão estar cozido fui acrescentando o caldo ao arroz que já tinha sido frito juntamente com a cebola, o alho e o azeite. Quando o arroz já estava perto de estar cozido fritei o camarão num pouco de azeite, com pimenta, e acrescentei-o ao risotto. 
Estando o risotto quase terminado fritei os bifes, apenas com sal e pimenta, na mesma gordura em que já tinha frito os camarões. 
Um jantar de harmonia entre a terra e o mar, acompanhado de um belíssimo Periquita tinto!


Sporting-Benfica

Não foi feito no dia do derby, mas foi pela mesma altura e, quando olhei para o tacho foi só o que me fez lembrar! 


Este prato é histórico na minha vida! Sempre que o meu pai viajava eu e a minha mãe comíamos isto pelo menos uma vez! Como o meu pai viajava muito, foi uma coisa que eu comi muito na minha infância. São pimentos recheados de carne moída e milho (o milho foi uma introdução do eu adulto). Basicamente, fiz um guisado com a carne moída, tomate e cebola e depois acrescentei o milho. Depois de cozinhada a carne, recheei os pimentos já limpos e arranjados com a carne e coloquei-os no tacho a estufar. Coloquei um pouco de queijo a formar uma tampa em cada pimento. 

Inovação

Por muito que se aprecie a tradição e os pratos que são mais próximos da nossa cultura, de vez em quando sabe bem inovar e introduzir na nossa alimentação pratos de outras culturas. E hoje isso até é mais fácil de fazer do que noutras alturas. Eu ainda sou do tempo em que as pessoas tinham volumes e volumes de livros de culinária dos quais retiravam 20% de coisas que lhes interessavam e os restantes 80% eram simplesmente coisas que nunca chegariam a fazer. Hoje, quando nos apetece inovar basta fazer uma pesquisa pela internet e facilmente chegamos a algo que nos pareça interessante. Até já existem ferramentas na internet que nos permitem introduzir os ingredientes que temos disponíveis e nos aparecem algumas sugestões possíveis para o jantar. 
Ora há umas semanas estava às compras com o meu namorado e surgiu a ideia de um risotto. Pequeno frio na barriga, aquela insegurança de quem vai fazer alguma coisa pela primeira vez. Ainda por cima, há anos que oiço dizer que um risotto é um prato de dificuldade elevada. Mas depois pensei que seguramente já tinha feito coisas mais difíceis e que se corresse mal teríamos sempre rissóis no congelador! Fiz um risotto de frango com cogumelos. Para variar um pouco procurei a receita e segui-a mesmo à risca, todos os passos. Não sabia exactamente onde poderia inovar. Nunca provei outros risottos, mas sei dizer que gostei muito deste e não fui só eu! Foi um óptimo mote para um jantar romântico. E no fim de estar feito já me estava a pôr a pensar o que teria feito de diferente! Para a próxima lá se vai parte da receita para recriação! 


Almoço light

Apetece um almoço light e um bom exemplo disso é carne grelhada com uma bela salada! Este almoço foi um encontro de carne de boa qualidade com legumes comprados no mercado..nada mais saudável! Carne de boa qualidade que tem muito mais sabor, feita em espetadas, e legumes frescos com sabor intenso e provavelmente 10 vezes menos químicos, feitos numa bela salada. 
Para as espetadas apenas um pouco de sal antes de grelhar e depois deixar a carne ficar cozinhada sem ficar estorrada (eu não sei bem como se faz isso, foi o meu namorado que tratou dessa parte!). Para a salada usei pepino, pimento verde, pimento vermelho, cebola picada e tomate. E para tempero apenas um pouco de sal, azeite, vinagre e oregãos. Para mim é importante ter um prato colorido, com diferenças de textura e de sabor que seja quase um desafio quando estou a comer. E consegui isso com esta salada! 
E para melhorar tudo, esta excelente refeição foi acompanhada da melhor cerveja do mundo! E ainda melhor foi partilhada com o meu namorado que transforma a preparação de cada refeição num momento de diversão! 

Espero que todos se possam divertir assim tanto a preparar excelentes refeições! 

Mais uma invenção do calor

O dia de hoje foi daqueles dias infernais! Daqueles em que apetece estar dentro de água o dia todo, ou então andar com uma ventoinha gigante atrás de nós. 
Para o almoço houve uma coisa que já me andava a apetecer há algum tempo: sardinhas assadas com uma bela salada de tomate e pimento. Confesso que não tive nem um dedo na execução do almoço, mas soube-me maravilhosamente bem! 
Logo a seguir ao almoço tive que começar a pensar no que se iria fazer para o jantar. Em conjunto com o meu namorado pus as engrenagens a funcionar e chegámos a um conceito. Um bife de vaca com uma bela salada. O bife foi apenas frito em manteiga e alho. A salada foi uma mistura de cenoura ralada, agrião, tomate em cubos, beterraba cozida em cubos e mozarella em cubos. E saiu isto: 


Uma refeição leve para acabar este dia de calor. Acho que agora já se consegue sair à rua sem parecer que abrimos a porta do inferno...talvez faça isso!

Criatividade demasiado além

Na cozinha podemos criar boas e más memórias...podemos fazer coisas extraordinárias e coisas demasiado más para ser verdade (tipo, arroz basmati com um pau de canela, ou seja, arroz doce para acompanhar comida, ou bifes com molho de chocolate que ainda anda a dar nauseas ao meu namorado). Há outras que simplesmente nos desiludem...esta experiência que fiz foi uma dessas situações. 
Era um dia especial, o aniversário do meu namorado. Tudo o que eu queria era fazer um jantar especial para nós. Não tinha um plano delineado e surgiu a oportunidade de cozinhar costeletas de borrego. Borrego é uma carne difícil...necessita de um tempero acertado para ser agradável. Então, na minha cabeça delineou-se um plano e fiz uma marinada com sal, pimenta, mel e mistura de caril e fritei a carne. Achava que ia ficar delicioso, esperava que fosse ficar delicioso...mas, nem por isso. Para o meu paladar ficou bom, mas não era de todo aquilo que tinha em mente e acabou mesmo por ser uma desilusão. Enfim, foi um perfeito exemplo de situações em que as coisas são melhores pensadas do que feitas. 
Talvez dê para aperfeiçoar a receita um dia destes.