É uma história um pouco longa...começou há cerca de um ano. Eu nunca tinha ido às amoras. Ao longo dos anos ensinaram-me que as silvas eram uma coisa terrível, mas deixaram de fora a preciosa informação de que também podiam ser vistas como a fonte de um fruto delicioso! No ano passado, fui pela primeira vez às amoras...era uma bela tarde de final de agosto e, com o meu namorado, apanhámos quase 1kg de amoras. Infelizmente estragaram-se quase todas porque demorámos demasiado tempo a decidir o que fazer com elas. Ainda aproveitámos as suficientes para fazer uma bela mousse, mas na minha mente ficou a ideia de que poderia fazer muitas coisas interessantes. Mas falatava a matéria prima e as ideias ficaram na gaveta.
Então, neste último mês de junho elas voltaram a borbulhar. Num passeio pela mata comecei a ver silvas a florir e pequenas amoras a formar-se...as ideias voltaram a borbulhar!
Passados 2 meses e pouco comecei a ver que elas já estavam maduras, negras, lindas. E melhor, este ano parece haver muitas mais!
E então começámos a apanhá-las! Apanhámos cerca de 1,5kg e, para evitar que se estragassem fomos congelando. Tive algum receio que perdessem o sabor, mas também não queria ver aquele trabalho todo ir para o lixo. Sim, porque ao longo de todo o processo da apanha houve um pensamento que me foi invadindo a mente:"Se a vida fosse suposta ser fácil, uma fruta tão doce como as amoras nunca poderia nascer numa planta tão espinhosa como as silvas!"
E no fim de já ter uma quantidade considerável experimentei a fazer a compota...que no fim acabou por ser um doce, porque não gosto muito da fruta inteira. 0.5kg de amoras, 0.5kg de açúcar, raspa e sumo de uma lima e colocar ao lume até fazer ponto de estrada. Depois coloquei nuns frascos bonitos de conserva no fim de estar morna.
Ficou com um sabor demasiado forte a lima, ainda assim não está terrível. E faz um pequeno almoço bastante bom! E ainda há mais 1kg no congelador para fazer muita mais coisas!
Sem comentários:
Enviar um comentário